O novo trailer da série animada, que irá ao ar no dia 10 de Outubro deste ano pela plataforma Netflix, trouxe alguns segredos dos quais estamos animados em desvendar. Um deles, é descobrirmos o motivo pelo qual nossa querida exploradora está com os olhos vermelhos nesta cena.

Lembrando que este post é sobre teoria e por hora,  não temos nada oficializado sobre o assunto. Então, nenhum fato abordado aqui sobre a teoria serve de afirmativa para algo referente à animação.

Temos o teaser oficial cheio de segredos e referências à diversos momentos ao qual Lara experienciou em suas aventuras anteriores abordadas nos jogos, mas em um momento, nos é apresentado uma breve cena com a exploradora usando uma roupa furtiva, portando uma lâmina como se fosse uma espada, ou mesmo a icônica Adaga de Xian, olhos avermelhados e uma velocidade de movimento acima do normal. Sem falar no sorriso amedrontador. 

Lara é vista em outros momentos trajando as mesmas vestes e equipada de um microfone auricular ao qual estaria utilizando para se comunicar com algum aliado. Porém a cena mostrada no teaser, chama atenção pois a Lara avança velozmente acima de dois homens armados que não hesitam em atirar.

Seria de fato a Lara nesta cena e estaria ela possuída pelo poder do artefato chinês? Ou foi só a luz do laser de alguma arma que refletiu em seus olhos? Talvez a animação queira dar um ar mais sério e brutal para esta cena, e demonstrar isso deixando a Lara com os olhos vermelhos tenha sido a solução dramática para o momento. Porém, não justifica o sorriso amedrontador.

Assim como foi no teaser trailer do jogo “Tomb Raider Underworld” de 2008, em que “supostamente” vemos a Lara explodindo sua própria casa e saindo caminhando tranquilamente após a explosão como se nada tivesse acontecido, os fãs começaram a criar muitas teorias sobre os motivos que a levaram a cometer tal ato. Inclusive, uma das teorias que mais tinha força na época, é que a Lara estava “possuída” pelo colar da Amanda com a entidade que vivia presa no objeto.

Porém, a resposta é que a nossa icônica Doppelganger estava de volta.

Tá, mas e quem ou o que é a Doppelganger?

A ou O Doppelganger, é um dos inimigos mais icônicos da franquia Tomb Raider, aparecendo pela primeira vez já no jogo original de 1996. Fazendo parte da mitologia dos jogos, a Doppelganger foi o segundo personagem jogável da série depois da própria Lara, sendo Kurtis Trent o primeiro, em “Tomb Raider The Angel of Darkness”

No jogo original de 1996, Lara encontra a primeira versão de sua clone, apelidada de Bacon Lara pela comunidade de fãs, nos estágios finais em Atlantis. Nesta versão, temos uma inimiga que copia todos os movimentos da Lara sem ter um raciocínio próprio e se machucando caso nossa exploradora se machucasse. Com isso, é bem fácil manipular seus movimentos para que Lara a engane e faça ela cair em um poço de lava.

A próxima aparição desta personagem, é em 2007 com o remake “Tomb Raider Anniversary”, onde se comemora os 10 anos da franquia, estabelecendo uma biografia própria para a Doppelganger: 

“Uma criatura hedionda sem pele, a Doppelgänger misteriosamente compartilha as características físicas exatas de Lara Croft. Possuindo apenas os instintos primitivos mais básicos, a criatura imita as ações de seus adversários. Sem consciência, razão e qualquer tipo de alma, o Doppelgänger é ao mesmo tempo muito perigosa e também bastante vulnerável.”

Por fim, temos em 2008 com “Tomb Raider Underworld”, uma versão mais aprimorada e evoluída da Doppelganger. Sua aparência agora combinava perfeitamente com a de Lara, embora com um estilo de trança diferente e algumas características inumanas visíveis. Lara a descreveu em seu diário PDA da seguinte forma e deu detalhes sobre sua criação:

“Meu encontro anterior com Natla terminou em uma ilha perdida contendo uma miríade de dispositivos antigos, um dos quais era capaz de criar uma espécie de autômato que duplicava meu corpo e habilidades, embora não tivesse pele — não precisando de nenhuma — e apenas repetia minhas ações, uma tática que usei contra ela para destruí-la. Parece que Amanda, com a ajuda de Natla, criou outra Doppelgänger minha, dessa vez com pele e mente própria. Se ela realmente puder fazer tudo o que eu faço e mais, será mais do que páreo para mim se for enviada para me matar.”

Doppelganger aprimorada, apresentada em 2008 em Tomb Raider Underworld.

A versão da personagem apresentada no game de 2008, faz também uma homenagem aos jogos clássicos, trazendo uma versão diferente da Lara apresentada na trilogia Legend/Anniversary/Underworld. A Doppelganger desta versão, foi nos apresentada com cabelos no tom mais avermelhado, uma personalidade mais sarcástica e claro, tranças. 

Vocês podem saber mais sobre a história completa da Doppelganger aqui neste link (editar https://www.tombraider.com/news/video-games/tomb-raider-underworld-doppelgaenger), onde há um artigo na íntegra sobre esta curiosa criatura.